Translate

Conhecendo: Hans Christian Andersen.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Poucos ( e acreditem) nenhum, conhecem o famoso escritor de fábulas e contos de fadas Hans Christian Andersan. Mas sem dúvida já leram/ouviram/contou, alguma de suas obras. Então Vamos conhece-lo?

Quem é Hans?

Hans Christian Andersen nasceu no seio de uma família dinamarquesa pobre onde seu pai era um sapateiro e sua família convivia num único quarto. Apesar das dificuldades, ele aprendeu a ler desde muito cedo e adorava ouvir histórias. Graças ao incentivo do seu pai que mesmo sendo sapateiro, era um homem instruído.

A infância pobre deu a Andersen a chance de conhecer os contrastes de sua sociedade, o que influenciou e muito em suas histórias infantis e adultas que viria a escrever. Em 1816, seu pai falece e ele, com apenas 11 anos, precisou abandonar a escola, mas já demonstrava aptidão para o teatro e a literatura.

Aos 14 anos, foi para Copenhague, onde conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin. Andersen trabalhou como ator e bailarino, além de escrever algumas peças. Em 1828, entrou na Universidade de Copenhague e já publicava diversos livros, mas só alcançou o reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance "O Improvisador".

Apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que o tornaram famoso. Até então, eram raros livros voltados especificamente para o publico infantil.

Em suas histórias buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela sociedade, mostrando inclusive os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. Ele buscava demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.

Entre 1835 e 1842, Hans lançou seis volumes de "Contos" para crianças. E continuou escrevendo contos infantis até 1872, chegando à marca de 156 histórias. No final de 1872, ficou muito doente e permaneceu com a saúde abalada até 4 de agosto de 1875, quando faleceu, em Copenhague.



Graças à sua contribuição para a literatura para a infância e adolescência, a data de seu nascimento, 2 de abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome.

Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos". São textos que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo desde sua publicação até dias de hoje, ganhando adaptações para o cinema, teatro, televisão, desenho animado...


Vou deixar aqui, minhas duas estórias que particularmente eu sou apaixonada.

A menina dos fósforos

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário